Defesa Civil ensina técnicas de Reanimação Cardiopulmonar em shoppings de Cabo Frio

[ad_1]


Ação para moradores e lojistas será nesta terça-feira (24) no Portinho e, na sexta-feira (27), em Unamar, no distrito de Tamoios. Moradores e lojistas de Cabo Frio vão aprender técnicas de Reanimação Cardiopulmonar que podem salvar vidas em ação da Defesa Civil
Prefeitura de Cabo Frio/Divulgação
Instrutores da Defesa Civil vão realizar uma oficina nesta terça-feira (24) e sexta-feira (27) em shoppings de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, para ensinar técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RPC) a moradores e lojistas.
A ação ocorre por meio da Superintendência da Defesa Civil, em parceria com o projeto “Dicas Q Salvam Vidas”. A oficina ocorre durante a palestra “RCP para Todos”.
Simulação será apresentada aos participantes da oficina de Reanimação Cardiopulmonar, que também poderão aprender na prática junto aos instrutores da Defesa Civil
Prefeitura de Cabo Frio/Divulgação
Os participantes da oficina vão aprender na prática as técnicas de RCP em manequins especializados, com a supervisão dos monitores para orientação e esclarecimento de dúvidas.
Nesta terça (24), a ação ocorre no primeiro distrito, no shopping do bairro Novo Portinho, das 9h às 16h. E, na sexta (27), no shopping de Unamar, em Tamoios, das 9h às 12h.
“A atividade acontece em alusão ao Dia Mundial da Reanimação Cardiopulmonar, instituído em 16 de outubro. As oficinas serão voltadas para os lojistas dos shoppings e para o público em geral, ministradas por instrutores da Defesa Civil e do projeto Dicas Q Salvam Vidas”, divulgou a Prefeitura.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 360 mil pessoas morrem de parada cardíaca por ano, sendo 800 por dia. No mundo todo, o número chega a 17 milhões de pessoas, anualmente, que morrem em decorrência de ataque cardíaco.
“Ação visa capacitar os cidadãos em como prestar socorro em uma situação de emergência, pois a chance de sobrevivência cai a cada minuto sem socorro. Queremos conscientizar as pessoas como essa ajuda primária pode ser realizada por meio da compressão torácica e outras técnicas. É um momento de conscientizar a população para esse tema tão importante, que pode ser estendido aos lares, escolas e ambiente de trabalho”, explica o superintende de Defesa Civil, Marcus Dothavio.
Segundo ele, o objetivo da ação é “aumentar a conscientização da população sobre a importância da reanimação cardiopulmonar e ensinar habilidades de primeiros socorros”.
O encontro aborda a importância da RCP, estatísticas e como o método pode salvar vidas.

[ad_2]

Fonte