Morre em Saquarema cadela 'Toya', que ajudou a resgatar vítimas de desastres em Brumadinho e Petrópolis

[ad_1]


Toya ainda ajudou a localizar o corpo da turista catarinense Fabiane Fernandes, em 2018, em Arraial do Cabo. Ela e o tutor, Russo, ficaram muito conhecidos nas redes sociais depois dos resgates. Cadela Toya morre em Saquarema
Morreu em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, nesta quinta-feira (19), a cadela Toya, que participou do resgate de vítimas nos desastres ambientais de Brumadinho, em Minas Gerais, no ano de 2019, e em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2022.
Ela, que era da raça golden retriever, tinha 7 anos e morreu em casa com suspeita de leishmaniose visceral, segundo o veterinário Izanagi Ferreira.
Cadela Toya, que morreu nesta quinta-feira, ajudou a resgatar vítimas da tragédia em Brumadinho e Petrópolis
Arquivo pessoal
Ele, que acompanhava a cadela desde o desastre de Brumadinho, suspeita que ela tenha tido a doença por possível contaminação pelo barro de Brumadinho. Disse também que outro cão teve o mesmo problema na região mineira.
Cadela Toya atuando em resgates
Arquivo pessoal
O tutor Willian Cláudio Almeida da Silva, conhecido popularmente como Russo Adestrador, atou voluntariamente nos desastres e, com a ajuda de Toya, conseguiu ajudar seis vítimas no desastre mineiro, três na Região Serrana do RJ, e, na Região dos Lagos do Rio, ainda auxiliou na localização do corpo da turista catarinense Fabiane Fernandes, que desapareceu em Arraial do Cabo em 2018.
Cadela Toya ajudou a encontrar corpo da turista catarinense Fabiane Fernandes, que desapareceu em Arraial do Cabo em 2018
Gustavo Garcia/g1 e foto da turista/Reprodução Redes sociais
Famosa nas redes
Toya e Russo ficaram muito conhecidos nas redes sociais depois dos resgates. Segundo o tutor, ela trabalhou em programas de televisão, novelas, comerciais e telejornais.
Cadela Toya ficou famosa depois de ajudar nos resgates em Brumadinho e Petrópolis
Reprodução redes sociais
Além de atuar em resgates, ela também ajudou as polícias Civil e Militar em várias ações de apreensão de drogas em toda Região dos Lagos, chegando a ganhar medalhas pela atuação na sociedade.
Em seu perfil no Instagram, Russo publicou:
“Vai com DEUS MEU AMOR ! Sempre juntos conquistamos esse Brasil! As vezes eu achava que não ia conseguir e vc sempre ia lá e fazia tudo certo, mostrava que era melhor que eu! Lembro quando eu tinha um sonho de ter um cachorro de resgate, ai vc veio do nada, eu treinei com brincadeiras e quando fui ver estávamos na TV, nos jornais, na boca do povo e vc ganhando medalhas com tapete vermelho e tudo, vc mostrou pra muitos que vc era capaz”.

[ad_2]

Fonte